2012/12/08

“Inimigo” por DINAMO 10, 2012








A “Instant City” dos Archigram, é a perfeita analogia para o efeito do cowork numa cidade ou comunidade (dependendo da escala). 
Na nossa “Cowork City”, um conjunto de profissionais liberais ou pequenas empresas co-habita um espaço intensivamente, onde ocorrem uma série de eventos, que pretendem estimular a sua produção. 
Dentro desta bolha o “inimigo” não existe! A ideia é partilhar, crescer em conjunto, apoiar, sempre baseados na máxima “O que é meu é nosso!” 

De que forma os arquitectos, habituados desde os anos de formação, a conviver espacialmente com os seus colegas e a partilhar muitas horas de trabalho e de entrega total a poucas horas de sono, se adaptam ou aderem a estes ambientes colaborativos? 
O DINAMO10, espaço de cowork de Viana do Castelo, com 10 postos de trabalho, orgulha-se da partilha vivida entre os arquitectos residentes e que por lá já passaram. 
Mas, quando extrapolamos para a cidade, percebemos que este conceito de partilha não é bem aceite pelos nossos pares, ancorados ao típico “gabinete de arquitecto”, sentados nas suas cadeiras de pele, e sustentando uma pesada infra-estrutura que consome todos os seus recursos (escassos por estes dias) 
Por isso, tal como outra apresentação do CPAM, o DINAMO10, considera que o arquitecto é inimigo de si próprio.