2012/05/01

Intro


CPAM é acrónimo para Concentração Portuguesa de Arquitectos em Mação. Será a primeira concentração de arquitectos alguma vez realizada em território português e, ao contrário do lema romano "divide et impera", a estratégia será "concentra e conquista". Se os motards se juntam em Faro para andar de mota, nós juntamo-nos em Mação para falar de arquitectura.

CPAM convoca arquitectos, independentemente dos seus credos e motivações, a reunirem-se no centro geográfico do rectângulo português, nos dias 9, 10 e 11 de Novembro de 2012, para enunciar as questões presentes com que se defronta a prática da arquitectura e, naturalmente, apontar saídas possíveis para o cenário de crise que atravessamos.

CPAM nasce da inquietação perante o estado actual do exercício da arquitectura em Portugal, da generalização da prática à diversificação dos modos de exercício, da crise cultural ao atrofiamento institucional. Reiteramos a importância do ataque, da reflexão e debate do estado da nossa arquitectura, mas também aceitamos continuar a falar dela apenas porque sim, ou, simplesmente, porque somos arquitectos.

CPAM resulta de um compromisso entre as vontades individuais e os dilemas colectivos de um conjunto de 13 arquitectos: Alexandra Areia, André Tavares, Diogo Seixas Lopes, Gonçalo Azevedo, Ivo Poças Martins, Joana Couceiro, Magda Seifert, Matilde Seabra, Patrícia Barbas, Pedro Baía, Pedro Bandeira, Pedro Barata Castro e Rodrigo Patrício.

Em breve, serão divulgadas mais notícias. Contacto: cpam2012@gmail.com